Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Semana Nacional da Mata Atlântica 2011 terá programação em Curitiba

O evento contará com a presença da ministra do meio ambiente e instituições que trabalham pela conservação e recuperação da Mata Atlântica.

A Semana Nacional da Mata Atlântica será em solo paranaense. De 25 a 27 de maio, o evento ocorrerá na sede da Rádio e Televisão Educativa do Paraná (Rua Júlio Perneta, 659, Mercês, Curitiba), e terá uma programação especial alusiva ao o Ano Internacional das Florestas, 20 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e 40 anos do programa “Homem e Biosfera” da UNESCO - Man and the Biosphere (MAB).

O evento discutirá políticas públicas de conservação e recuperação da Mata Atlântica, apresentando medidas e fortalecendo a articulação entre os distintos níveis do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil, além de convidados internacionais.

A abertura, às 10h, contará com a presença da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, autoridades e representantes de organizações não governamentais. Na seqüência, às 11h, acontece o debate “Políticas públicas pela conservação e recuperação da Mata Atlântica , no âmbito federal, estadual e municipal”, com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente João de Deus Medeiros; Jonel Nazareno Iurk secretário do Meio Ambiente do Paraná e a representante da Secretária do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba Dâmaris da Silva Seraphim, além de representantes de organizações não governamentais (mais detalhes na programação abaixo).

No dia 25 ainda haverá oficinas temáticas e às 19h será aberta oficialmente a “Feira de Experiências e Iniciativas de Conservação da Mata Atlântica” com exposições, painéis, cartazes, pôsteres etc. O primeiro dia será fechado com o lançamento de novas publicações sobre a Mata Atlântica de diversas instituições (abaixo lista das publicações).

Já no dia 26, a programação abordará temas emergentes através de relatos de entidades que trabalham com Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), pesquisa sobre o impacto das mudanças climáticas sobre espécies e ecossistemas e gestão de Unidades de Conservação. Representantes de órgãos do governo federal mostrarão o que está sendo feito pela Mata Atlântica.

A Semana

A Semana Nacional da Mata Atlântica foi instituída para valorizar a segunda ecorregião mais ameaçada de extinção do planeta: a Mata Atlântica. Além de ser considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988, em 21 de setembro de 1999 um decreto presidencial instituiu o dia 27 de maio como dia da Mata Atlântica. Isto porque em 27 de maio de 1560 o Padre Anchieta assinou a “Carta de São Vicente”, onde descreveu a biodiversidade das florestas tropicais. Então desde o ano 2002, o evento é realizado em distintas cidades onde há ocorrência da Mata Atlântica.

Nessa data, governos e organizações que atuam em defesa da Mata Atlântica chamam a atenção para a importância da população se engajar em ações de recuperação e preservação. Diversas organizações civis e governamentais debatem estratégias e apresentam ações exitosas nos diferentes ecossistemas.

A Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma das ecoregiões mais ricas do mundo em biodiversidade, possuindo importância vital para 120 milhões de brasileiros espalhados entre 17 estados, do Ceará ao Rio Grande do Sul. As áreas naturais de Mata Atlântica regulam o fluxo dos mananciais hídricos, asseguram a fertilidade do solo, controlam o equilíbrio climático e protegem as encostas, além de preservar patrimônios históricos e culturais vastíssimos.

Programação

Dia 25 de maio

9h — Café de boas vindas

10h — Mesa de Abertura com Ministra do Meio Ambiente, autoridades e representantes de organizações não governamentais

Saudação do anfitrião RTVE – PR

- Izabella Mônica Vieira Teixeira – Ministra de Estado do Meio Ambiente

- Jonel Nazareno Iurk – Secretário de Estado do Meio Ambiente do Paraná

- Luciano Ducci – Prefeito de Curitiba

http://envolverde.com.br/noticias/semana-nacional-da-mata-atlantica-2011-tera-programacao-em-curitiba/

Nenhum comentário: