Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fiocruz lança exame que detecta HIV em 20 minutos

Exame rápido

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz), responsável pela produção de vacinas, reativos e biofármacos, desenvolveu um exame que comprova o diagnóstico do HIV em cerca de 20 minutos.

Atualmente, a espera pela confirmação pode chegar a um mês.

O teste confirmatório imunoblot rápido DPP® HIV 1/2 será distribuído pelo Ministério da Saúde na rede pública a partir do segundo semestre de 2011.

Com margem mínima de erro, o kit garante vários benefícios aos portadores da doença, que vão da agilidade no diagnóstico ao desempenho em termos de sensibilidade e especificidade.

Teste rápido para Aids

A Biomanguinhos investiu em soluções inovadoras que representam grande avanço no diagnóstico da doença, como o teste rápido, cujas versões anteriores são produzidas desde 2004.

O novo teste confirmatório, além de substituir com vantagens o utilizado atualmente - que leva, no mínimo, um dia para fornecer o resultado -, tem custo cinco vezes menor.

O gerente do Programa de Desenvolvimento de Reativos da Biomanguinhos, Antônio Ferreira, ressalta que, quanto mais rápido se tem o diagnóstico, melhor pode ser o tratamento do soropositivo.

"A tendência é, com o tempo, desenvolvermos testes ainda melhores, com resultados ainda mais rápidos, o que ajuda no tratamento", explica.

Diagnóstico e prevenção de doenças

Os produtos para diagnóstico desenvolvidos pela Biomanguinhos atendem aos programas de controle de endemias e agravos da Secretaria de Vigilância em Saúde e do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do MS.

Os kits de reativos para diagnóstico ampliam o acesso da população a exames e contribui para a detecção precoce de doenças como Chagas, leptospirose, leishmaniose canina, HIV, esquistossomose e outras enfermidades parasitárias.

Oferecem também algumas vantagens sobre os ensaios convencionais, como nível de sensibilidade de 10 a 50 vezes maior, uso de volumes mínimos de amostra e adaptação a diferentes tipos de fluidos corporais como sangue, soro, plasma, saliva, fezes e urina.

Aids no Brasil

A Aids, doença que se manifesta após a infecção do organismo pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), foi identificada no Brasil há quase 30 anos. O primeiro caso foi registrado em 1982, em São Paulo.

Segundo dados do MS, em 1987 havia 2.775 casos da doença no país. Nesse contexto, uma equipe de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), coordenada pelo imunologista Bernardo Galvão, isolou pela primeira vez na América Latina o vírus HIV-1, dando visibilidade à pesquisa da Fundação.

Após mais de duas décadas, o programa nacional é referência mundial e distribui gratuitamente preservativos e medicamentos à população brasileira.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 630 mil pessoas estejam vivendo com HIV/Aids no Brasil, atualmente. Em 85% dos municípios haveria pelo menos um caso.


Redação do Diário da Saúde

Nenhum comentário: