Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Al Gore lança nova campanha sobre mudanças climáticas

Apresentação faz parte de movimento do ex-vice-presidente norte-americano para alertar sobre eventos climáticos extremos.

“O que pode mudar em um dia?”. A questão, que inicia e finaliza o novo vídeo do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, é um alerta sobre os impactos das mudanças climáticas no mundo e um convite para a participação na nova campanha de conscientização de Gore sobre essas conseqüências.

Apresentado cinco anos após a divulgação do documentário de Gore Uma Verdade Inconveniente, o vídeo marca uma espécie de retorno do ex-vice-presidente à ação climática, depois ter ficado alguns anos longe dos holofotes.

Com o vídeo, Gore lança uma grande campanha para chamar a atenção da população mundial para as mudanças e os eventos climáticos extremos, projeto que culminará com um comício de 24 horas no dia 14 de setembro.

“Esse acontecimento é o primeiro passo de uma campanha maior, multifacetada, para falar a verdade sobre a crise climática e rejeitar as informações erradas que nós ouvimos todos os dias”, diz um release da campanha.

No dia do evento, serão mostradas 24 apresentações de slide, uma em cada fuso horário do planeta, sempre às 20h da hora local. “Cada lugar terá basicamente a mesma apresentação de slides de 30 minutos, mas com slides em cada fuso horário que ilustrarão impactos e esforços particulares representando aquele fuso horário”, explicou o ex-vice-presidente.

“E então os outros 30 minutos de cada hora incluirão um painel de discussão focado na crise climática e nas soluções para ela da perspectiva dos líderes e cientistas daquela localidade particular. Então será um evento de 24 horas”, acrescentou Gore, que apresentará o comício de Nova York. A campanha está sendo organizada pelo Climate Reality Project, ONG do ex-vice-presidente que anteriormente se chamava Alliance for Climate Protection.

Segundo Maggie L. Fox, presidente e CEO do Climate Reality Project, “companhias de combustíveis fósseis e seus aliados irão longe para negar o fato de que as mudanças climáticas estão acontecendo agora. Mas nós temos uma resposta poderosa: a realidade. Nós dedicaremos nossos recursos para educar e engajar o público sobre a realidade da crise climática e ajudar a criar um movimento global para a mudança”.

Autor: Jéssica Lipinski - Fonte: Instituto CarbonoBrasil

Nenhum comentário: