Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chuva faz rio subir 13 metros acima do nível normal no RS

As chuvas desta quinta-feira (21) no Rio Grande do Sul elevaram o rio Caí 13,15 metros acima do nível normal na cidade gaúcha de São Sebastião do Caí, informou a Defesa Civil do município. Oito cidades foram atingidas pelas chuvas, e mais de mil pessoas estão desabrigadas no estado.

De acordo com a Defesa Civil, São Sebastião do Caí decretou situação de emergência em razão das enchentes. Desde a madrugada, as famílias que residem próximo ao rio Caí estão sendo deslocadas para a casa de familiares. O órgão avalia que o nível do rio pode chegar a 14 metros acima do normal.

Enchentes – As fortes chuvas que atingem o RS desde o fim de semana deixaram centenas de desabrigados, segundo a Defesa Civil estadual. Pelo menos oito cidades registraram alagamentos ou deslizamentos. Os municípios mais atingidos estão localizados nos vales do Caí e Paranhana, no caminho para a região serrana, conforme o major Ari Ferreira.

Igrejinha é a cidade com maior número de desabrigados e desalojados, chegando a 300 famílias (cerca de 1,5 mil pessoas). Alguns grupos isolados tiveram que ser retirados de casa por botes, com ajuda do Corpo de Bombeiros.

Outra cidade afetada é Caxias do Sul, onde uma casa desmoronou e uma criança foi soterrada. Segundo o major Ari, o bebê de um ano e dois meses foi resgatado com vida na quarta-feira (20) e está internado em um hospital, mas passa bem.

“Temos vários rios acima do nível normal e estamos monitorando e tirando pessoas de áreas de risco, principalmente na região do rio dos Sinos e Caí. Está chovendo forte desde o fim de semana e ainda não parou de chover”, afirmou o oficial mais cedo ao G1.

Em Parobé, inundações fizeram mais 180 pessoas saírem de casa. Também houve deslizamentos e enxurradas em Pinhal.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: