Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Irrigação é responsável por 69% do consumo de água, diz estudo da ANA

Estudo divulgado nesta terça-feira (19) pela Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que a irrigação é responsável por 69% do consumo de água no Brasil. De acordo com o estudo, a irrigação consome 986,4 mil litros de água por segundo.

O consumo nas cidades corresponde a 10% do total e o consumo industrial é de 7%. A informação tem como base dados de 2008.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta terça-feira, ao comentar os resultados do estudo, que as áreas de irrigação podem ser remanejadas caso coloquem em risco a oferta de recursos hídricos no futuro.

“O que nós temos de entender é se essas áreas de irrigação estão colocadas em áreas vulneráveis, por exemplo, de oferta de recursos hídricos no futuro para que você possa assegurar a produção agrícola com oferta de água ou se você vai ter que redirecionar em função dos cenários que possam ser apresentados”, disse a ministra após a apresentação do relatório.

A ministra citou ainda a alternância de cheias e secas extremas no rio Amazonas como um fator preocupante. “A série histórica do rio [Amazonas], que se monitora do ponto de vista de oferta de recursos hídricos e qualidade, mostra uma variação atípica”, disse. “Isso mostra que nós temos que trabalhar as questões de vulnerabilidade”, completou.

Desperdício – A ministra também falou sobre a importância de se economizar água. “Não é porque temos abundância de recursos hídricos que devemos desperdiçar. Não podemos desperdiçar, ao contrário, devemos buscar na sustentabilidade do processo não desperdiçar água, porque custa muito caro”, afirmou.

Izabella Teixeira disse que o Brasil precisa buscar uma “estratégia diferenciada” de consumo de água. “Não precisamos utilizar água tratada para irrigar jardins. Precisamos de uma estratégia diferenciada”, afirmou.

(Fonte: Sandro Lima/ G1)

Nenhum comentário: