Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Entenda o que INVO fertilização in vitro.

Método INVO. A sigla, em inglês, significa dispositivo de cultivo intravaginal.

O Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense (CIMF), que fica no HEAA, onde são feitos os tratamentos, foi criado com apoio do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que investiu cerca de R$ 900 mil no projeto.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, desde fevereiro de 2010, quando o serviço passou a ser oferecido pelo SUS, 900 casais já foram atendidos, sendo 298 deles já beneficiados com o tratamento. Cerca de 35% deles obtiveram resultado satisfatório para a geração de bebês, número considerado ideal pelo Ministério da Saúde.

No município Fluminense, o tratamento de infertilidade é gratuito na rede municipal, por meio da Gestão Plena de Saúde, através de convênio da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).

O repasse feito inclui todo o tratamento, pagamento de médicos, laboratório e medicamentos utilizados pelos pacientes. Além disso, quando há necessidade, os pacientes recorrem à parceria do HEAA com Hospital Albert Einstein para a compra de sêmens.

40 casos de gravidez por esse método estão em curso em Campos, mas a pequena é a primeira nascida no país através dessa técnica. De acordo com o coordenador do CIMF, o médico especialista em Reprodução Humana, Francisco Augusto Colucci, o método é mais simples, mais natural, mais barato e com resultados idênticos ao tratamento convencional (ICSI).

“Ele traz de volta a mulher com função participativa no processo reprodutivo”, disse.
Segundo ele, o novo método visa à humanização dos tratamentos com a reprodução assistida, pois a fertilização ocorre no próprio corpo da mulher, que retorna três dias após para que os pré-embriões sejam retirados e implantados no útero.
“Este projeto faz parte de um estudo em vigência em vários países onde o CIMF representa o Brasil”.

O tratamento de infertilidade, neste caso, acontece por estímulo natural ou moderado, usando quantidades menores de medicamento e de hormônios de fertilidade, inferiores às usadas em FIV tradicional, com inseminação intravaginal de esperma e óvulos. Os óvulos da mulher são combinados com o esperma no INVO, um pequeno dispositivo, que depois é lacrado e colocado na cavidade vaginal da mulher para inseminar durante três dias.

Com isso, menos embriões são gerados, evitando o congelamento.
Colocci ressalta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) treina seus técnicos no laboratório do CIMF. “Se não fosse o Fundecam, nada disso estaria acontecendo. Nosso modelo é referência para o país, é único. Ninguém faz isso que Campos faz e o município está de parabéns!”, garantiu o especialista.
Pesquisa feita pelo CMIF aponta que o novo método gera menos estresse e ansiedade nas pacientes assistidas. “Com o INVO, 60% das pacientes não tiveram estresse e apenas 5% tiveram estresse grave. Já com o método tradicional, 45% das mulheres não tiverem estresse, enquanto 25% delas tiveram estresse grave”, enumerou Colocci.

Sucesso Atestado

No Brasil há cerca de 130 clínicas de Reprodução Assistida, sendo 12 no estado do Rio de Janeiro. No entanto, o CIMF foi o primeiro a ter a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no estado e o 3º no Brasil. Atualmente, apenas 6 clínicas do estado têm a certificação do Ministério da Saúde.

Esse reconhecimento vem obtendo resultados importantes, além de mudar a vida de casais campistas. Em julho deste ano, o CIMF apresentou o modelo de assistência pública utilizado em Campos no Congresso Europeu de Reprodução Humana, em Estocolmo. “A Europa quer descobrir porque nosso tratamento é mais barato, pois lá gasta-se, em média, 6 mil euros só com remédios, enquanto aqui, todo o nosso tratamento custa, em média, R$ 11 mil reais”, disse Colucci.

Como resultado desta apresentação, Campos vai sediar o Encontro Mundial de INVO em 2012, com data ainda a ser confirmada. Pacientes de outros municípios estão recorrendo ao serviço oferecido no município, com ônus para as prefeituras vizinhas. Além disso, o município vai apresentar o modelo utilizado no XV Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida em Florianópolis, que terá início nesta quarta-feira (24) e prossegue até sábado (27).

A fertilização in vitro integra as ações do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism). “Os casais interessados devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Referência e Tratamento da Mulher, na Rua Gil de Goes ou o HEAA”, orientou o secretário de Saúde.

Nasce em Campos primeiro bebê com método de fertilização in vitro Invo

Maria Vitória Souza Barbosa nasceu às 11h desta terça-feira (23/08) e é o primeiro bebê do país resultante de Fertilização In vitro (FIV) com o novo método INVO. A sigla, em inglês, significa dispositivo de cultivo intravaginal. A técnica dispensa laboratório e, por meio dela, a própria paciente cultiva os embriões antes de transferi-los ao útero. Em setembro deste ano, mais um bebê vai nascer na cidade por meio do método.

Fontes:
http://www.grussaifm.com/879/materia/2011/08/nasce-em-campos-primeiro-bebe-com-metodo-de-fertilizacao-in-vitro-invo/

http://correiocidadao.com.br/campos-dos-goytacazes/nasce-em-campos-1%C2%BA-bebe-com-metodo-de-fertilizacao-in-vitro-invo

Biólogo
José Carlos da Fonseca Maciel
http://www.meioambientesaude.blogspot.com/

Nenhum comentário: