Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Poluição

É a contaminação do solo por resíduos industriais ou agrícolas transportados pelo ar, pela chuva e pelo homem.
O uso indevido do solo e de técnicas atrasadas na agricultura, os desmatamentos, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva ácida, o efeito estufa, a mineração são agentes causadores do desgaste de nossa litosfera.
As causas da Poluição do Solo
Na agricultura os inseticidas usados no combate às pragas prejudicam o solo, a vegetação e os animais. O DDT é o mais comum desses inseticidas.
As técnicas atrasadas utilizadas na agricultura como a queima da vegetação para depois começar o plantio. O terreno fica exposto ao sol e ao vento ocasionando a perda de nutrientes e a erosão do solo.
O lixo também tem o seu papel importante na degradação do solo. Devido a sua grande quantidade e composição ele contamina o terreno chegando até a contaminar os lençóis de água subterrâneos. O mesmo acontece com os reservatórios de combustíveis dos postos, pois eles ficam enterrados no solo, correndo o risco de vazamento devido a corrosão do material usado no revestimento dos reservatórios.
A mineração com as suas escavações em busca de metais, pedras preciosas e minerais continua devastando e tornando improdutível o nosso precioso solo.
A imprudência, o consumismo, o desperdício e a ganância humana tratam de prosseguir essa deterioração.
Os efeitos
Os inseticidas quando usados de forma indevida, acumulam-se no solo, os animais se alimentam da vegetação contaminada prosseguindo o ciclo de contaminação. Com as chuvas, os produtos químicos usados na composição dos pesticidas infiltram no solo contaminando os lençóis freáticos e acabam escorrendo para os rios continuando a contaminação.
O gado quando come o pasto envenenado, transmite as substâncias tóxicas para a sua carne e para o leite que vão servir de alimento para o homem.
Dentre as doenças causadas pelo solo contaminado estão a ancilostomose (amarelão), a teníase e verminoses como a ascaridíase (áscaris ou lombrigas) e a oxiurose causada pelo oxiúro.
O lixo acumulado além de destruir a vegetação, contribui para a poluição do ar com o mau cheiro e com a fumaça produzida pela incineração, chegando a contaminar os lençóis de água subterrâneos com a infiltração de lixo tóxico.
O uso indiscriminado do solo traz sérios efeitos como a erosão (é o desgaste do solo) e o aumento da desertificação.
Desertificação
É um processo ocorrido em áreas próximas aos desertos (como no centro da África) ou em regiões semi-áridas (como no sertão nordestino do Brasil). Ocorrem nessas áreas um ressecamento, devido a perda de água pelos processos de evaporação ou escoamento ser superior àquela fornecida pelas chuvas.
A desertificação atual é resultante principalmente da ação humana, que devasta a vegetação nativa por meio de grandes queimadas e introduz plantas rasteiras que não protegem o solo da ação solar e da erosão.
Com o desmatamento o solo fica totalmente exposto ao sol. Como conseqüência disso, ocorre uma contínua evaporação, até mesmo da água presente nas regiões mais profundas. Essa água, subindo para a superfície, traz consigo sais de ferro e outros minerais que se precipitam na superfície formando crostas com o aspecto de ladrilhos.
Essas crostas são impermeáveis contribuindo para a desertificação.
Os cientistas constataram que as excessivas derrubadas das matas influem nos níveis pluviométricos o que ocasiona o desaparecimento de espécies vegetais e animais.
Algumas medidas para solucionar os problemas da Poluição do Solo
· A elaboração de Leis mais práticas e rigorosas que defendam as florestas, as matas e todo o tipo de patrimônio ambiental. Com penalizações severas para as pessoas que continuarem devastando e poluindo o nosso ambiente;
· Elaboração de substitutos para os inseticidas;
· Campanhas educativas que alertem o perigo do uso dos agrotóxicos sem a indicação técnica de um agrônomo especializado;
· Reforma Agrária;
· Divulgação e uso de técnicas avançadas na agricultura como o controle biológico de pragas (técnica que utiliza outros animais que se alimentam daquele que é o agente da praga, sem prejudicar os vegetais e o solo);
· Investimento e melhoria nos projetos de irrigação;
· Financiamentos para agricultura e para o homem do campo, dando-lhe condições para viver e se sustentar no campo;
· Investimentos nos projetos de transposição das águas;
· Participação da população nas campanhas de reflorestamento;
· Saneamento básico para todos;
· Instalação de estações de tratamento e reciclagem de lixo;
· Incentivo para as empresas privadas investirem na coleta do lixo reciclável;
· Campanhas de conscientização da população à consumirem só o necessário, à reciclarem o seu lixo ou pelo menos cooperar com o trabalho de coleta.

Poluição das Águas

É o lançamento ou infiltração de substâncias nocivas na água. As atividades agrícolas, industriais, mineradoras, os esgotos e a intolerância do homem são as principais fontes de poluição das águas.
As causas da Poluição das Águas
Desde a antigüidade o homem já lançava os seus detritos na água, porém, esse procedimento não causava muitos problemas, pois os rios, oceanos e lagos têm o poder de autolimpeza. Depois da Revolução Industrial o volume de detritos despejados nas águas aumentou bruscamente, comprometendo a capacidade de purificação dos rios, oceanos e lagos.
Entre as substâncias despejadas estão os compostos orgânicos, minerais, derivados do petróleo, chumbo e mercúrio , pelas indústrias; fertilizantes, pesticidas e herbicidas, pela agricultura.
A poluição das águas também é causada pelos esgotos das cidades e regiões agrícolas.
Os efeitos
São lançados diariamente 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios, lagos, oceanos e áreas de mananciais .
Os compostos orgânicos lançados nas águas provocam um aumento no número de microrganismos decompositores. Esses microrganismos consomem todo o oxigênio dissolvido na água; com isso, os peixes que ali vivem podem morrer, não por envenenamento, mas por asfixia.
As fezes quando erradamente conduzidas às águas das estações de tratamento podem contaminar os rios e lagos. As fezes acumulam-se na superfície da água, impedindo a entrada de luz. Os vegetais que vivem no fundo dos rios e lagos, como as algas, ficam impossibilitados de realizar a fotossíntese e, conseqüentemente, de produzir oxigênio. Os animais que alimentam-se dessas algas acabam morrendo. Sobrevivem apenas as bactérias anaeróbias que são capazes de viver na ausência de oxigênio. Essas bactérias podem causar males à saúde humana.
Entre as doenças causadas direta ou indiretamente pela água contaminada estão a disenteria, a amebíase, a esquistossomose, a malária, a leishmaniose, a cólera, entre várias outras.
Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios e riachos, além do lixo dos centros industriais e urbanos. Em muitas regiões litorâneas, onde isso ocorre, as praias tornam-se impróprias para o banho de mar.
O excesso de material orgânico no mar acabam formando as chamadas "marés vermelhas", que matam os peixes e tornam os frutos do mar impróprios para o consumo.
O vazamento de óleo dos navios petroleiros é outro grave agente de poluição. Anualmente, 1 milhão de toneladas de óleo espalham-se pela superfície dos oceanos causando verdadeiros desastres ecológicos. As manchas negras prejudicam a fauna e a flora marítimas.

*Acidentes
Um dos mais graves acidentes com petroleiros ocorreu no Alasca em março de 1988 com o petroleiro americano Exxon Valdez. O petroleiro chocou-se contra os recifes derramando 40 milhões de litros de óleo no oceano. Vários animais morreram aos milhares e os que sobreviveram ficaram intoxicados propagando os efeitos do acidente. Segundo os cientistas serão necessários pelo menos duas décadas para que o Alasca se recupere e dificilmente serão restabelecidas as condições ambientais anteriores.
Na agricultura, os fertilizantes , os pesticidas e herbicidas são arrastados para os rios com as chuvas. O contato desses poluentes com o solo ou com a água podem contaminar os lençóis freáticos.

*Algumas medidas para solucionar os problemas da Poluição das Águas
· A existência de Leis mais rigorosas que obriguem as indústrias a tratarem seus resíduos antes de lançá-los nos rios e oceanos. Penalizações para as indústrias que não estiverem de acordo com as Leis. No caso de reincidência o seu fechamento é inevitável;
· Investimentos nas áreas de fiscalização dessas indústrias;
· Ampliação da rede de esgotos;
· Saneamento básico para todos;
· Investimentos na construção de navios mais seguros para o transporte de combustíveis;
· Melhoramentos no sistema de coleta de lixo;
· Implantação de novas estações de tratamento de esgotos;
· Campanhas publicitárias, buscando a explicação de técnicas de saneamento para a população carente;
· Campanhas de conscientização da população para os riscos da poluição;
· Criação de produtos químicos mais seguros para a agricultura;
· Cooperação com as entidades de proteção ambiental.



*COMBATE A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA:

As reduções da poluição atmosféricas têm sido motivas de preocupação da maior parte dos paises.Apesar dos esforços e da legislação criada para esse fim, a tarefa não é fácil.Requer altos investimentos e uma efetiva participação da população
O poder das transnacionais, grandes poluidoras, também é um enorme obstáculo para que esse objetivo seja alcançado. Porem, uma serie de medidas pode ser tomada para melhorar a grave situação apresentada pela grande quantidade de poluentes que há no mundo.Entre elas, podemos citar:
·Instalação nas fabricas de dispositivos (catalisadores) para retenção de poluentes

·Utilização de tecnologias alternativas de energia, que diminuem a poluição e cujos resíduos possam ser reaproveitados.

·Aplicação de catalisadores em todos os automóveis novos, visando reproduzir ao máximo a emissão de fumaças e gases, alem de diminuir a quantidade de chumbo e enxofre nos combustíveis.Essas medidas poderão reduzir entre 70 e 90% a poluição do ar provocada por veículos motorizados.

·Obrigatoriedade de inspeções periódicas em todo os tipos de veículos automotivos no que respeitam aos níveis de poluição atmosférica e sonora.

· Substituição de alguns produtos químicos industriais perigosos, como, por exemplo, os que tem destruído a camada de ozônio.

Todas essas medidas trazem custos insustentáveis para as empresas em funcionamento.Mas as novas indústrias podem ser orientadas para se instalar segundo essas normas.
De um lado, temos o interesse econômico das empresas; de outro ,o meio ambiente.Encontrar a formula de conciliar os interesses do empresário com necessidade de respeitar o meio ambiente e o ser humano tem sido a meta dos que pretendem obter o desenvolvimento sustentável no séc XXI.

Curiosidades


· Capacete e Máscara
Em algumas cidades, os ciclistas já necessitam de proteger-se contra a poluição atmosférica do tráfego. Tecnologias como máscaras faciais é que podem remediar as consequências desse impacto humano. Prevenir, agindo diretamente na "causa", excesso de veículos nas ruas e estradas, é bem mais difícil!

· Alfaces temperadas com chumbo
"O trânsito de 12 mil veículos por dia numa estrada, representa uma liberação de chumbo de 170kg/ano a cada quilômetro. Uma análise realizada na França revelou que as alfaces e couves cultivadas na beira da estrada, apresentam maior índice de chumbo do que em outras regiões."

· Um bebê = 25 toneladas de lixo
Do nascimento à morte, um brasileiro produz, em média, 25 toneladas de detritos. Tendo em vista que a família média brasileira é composta por 4 integrantes, cada "lar doce lar" gerará nada mais nada menos que 100 toneladas de lixo. Esses detritos, trazem um grande transtorno na vida de muitas pessoas, que perdem tudo, por causas das enchentes, que em grande parte deve-se à acumulação de lixo nas áreas de escoamento de água, como os bueiros. Atualmente esse lixo é um indicador da economia do país; quanto mais o Brasil cresce, mais sua população consome, e logicamente, mais gera detritos; além disso a situação se agrava com a criação das "facilidades modernas" como os objetos descartáveis. Não estamos perto de alcançar os EUA, que é uma verdadeira fábrica de lixo, mas já passamos a União Européia. Desse forma é que um bebê brasileiro, pequena criatura, produz, ao final de uma semana de vida, o equivalente, em volume, a 4 vezes o seu tamanho!

. Lixo: é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.

A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.

.Lixo produzido: A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
* Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
* Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
* O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.

.Reciclar: Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.

Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.


Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.

Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua águ racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

http://quimicanarede.zip.net/


http://quimicanarede.zip.net/

Nenhum comentário: