Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Relatório mostrará emissões de CO2 da soja em MT

A Aprosoja apresentará na próxima semana relatório de quantificação das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) das propriedades de soja de Mato Grosso. As informações irão mostrar os impactos ambientais resultantes de processos produtivos na safra 2010/11 de soja. A ação tem por objetivo desenvolver políticas sustentáveis, visando a redução desses gases no meio ambiente. Ao todo, 107 propriedades foram mapeadas.

No último levantamento – safras 2007/08 e 2008/09 – avaliou-se uma área total de 112 mil hectares de soja, nas regiões Leste, Norte, Oeste e Sul do estado. Os dados utilizados como fonte foram os levantamentos realizados pela equipe do Projeto Referência, programa de gestão rural e benchmarking desenvolvido pela Aprosoja desde 2007. Foram estimadas as emissões de GEE devido à utilização de combustíveis, fertilizantes, calcário, defensivos agrícolas, sementes, energia elétrica e decomposição de restos culturais da soja.

O coordenador da Comissão de Sustentabilidade Socioambiental da Aprosoja, Ricardo Arioli, afirma que o mercado consumidor está cada dia mais exigente, buscando produtos resultantes de processos mais “limpos”, com o mínimo impacto ambiental, sobretudo no que se refere à emissão de gases do efeito estufa. O objetivo do estudo foi avaliar as principais fontes de GEE e calcular a “pegada de carbono” da produção de soja no estado.

O relatório está em sua terceira edição. O material é desenvolvido pela empresa Delta CO2 Sustentabilidade Ambiental, com sede em Piracicaba, no interior paulista.

http://www.sonoticias.com.br

Nenhum comentário: