Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AGORA SÃO OS 8 Rs DA RECICLAGEM







Recicle suas atitudes e pratique os oito Rs:

1. Reduzir;

2. Reutilizar;

3. Reciclar;

4. Respeitar;

5. Refletir;

6. Reparar;

7. Responsabilizar-se;

8. Retuitar.



2Reduza os impactos e os desperdícios de suas festas

A Wedding Report, uma empresa de pesquisas sobre casamentos nos EUA, apontou que a indústria do casamento movimentou 60 bilhões de dólares em 2008, cada cerimônia custa em média US$ 22 mil. As despesas abrangem uma gama de bens e serviços – convites, presentes, refeições, produtos de papel, flores, anéis, viagens dos hóspedes, vestuário. Cada cerimônia provoca um impacto ambiental extraordinário, com enorme consumo de água, energia e recursos naturais. Só os convidados que viajam para o evento já aumentam a emissão de CO2. Se forem de avião, pior ainda.



3Evite excessos no consumo

Segundo dados do “Estado do Mundo – 2010”, só os americanos, com 5% da população mundial, abocanham uma fatia de 32% do consumo global. Se todos vivessem como os americanos, o planeta só comportaria uma população de 1,4 bilhão de pessoas. Nossas classes A e B+ têm padrão de consumo semelhante.


4Escolha fornecedores responsáveis também em seu lazer e suas festas

O setor de serviços de entretenimento, lazer e eventos registra muita informalidade e relações precárias de trabalho.


Só um exemplo: você já notou que há poucas grávidas trabalhando em festas e eventos? Da recepção à limpeza?... Muitas empresas mantêm as pessoas que prestam serviços em festas, apesar da regularidade quase diária, com contratos precários, bicos ou free lancers. Como não há relações trabalhistas formais, a pessoa quando doente não recebe e, se ficar grávida, é demitida, o que é contra a lei.


Portanto prefira, bufês, clubes, serviços em geral que pratiquem de verdade a Responsabilidade Social, que muitas vezes alegam em suas propagandas. Ter responsabilidade social é respeitar as leis trabalhistas.


5Não compre produtos piratas ou contrabandeados

Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa: você estará contribuindo com o crime organizado e com o consequente aumento da violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.


6Dispense os pacotes para presente

No Natal, aniversário, Dia das Mães e outras comemorações sugira aos convidados que os presentes podem vir sem embrulhos enfeitados, que gastam um monte de papel, fita, laço e plástico. Pacotes de presente devem desaparecer na transição para a sociedade sustentável, comece a mudança na sua festa. Inicialmente pode até parecer estranho, mas será um bom exemplo. Quem sabe seus parentes e amigos não começam a fazer igual?


Nenhum comentário: