Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Brasil não permitirá importação de lixo hospitalar, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira, no Rio, que a vigilância em portos do país foi reforçada após a descoberta, no porto de Suape, em Pernambuco, de dois contêineres vindos dos Estados Unidos que continham lixo hospitalar, como lençóis manchados de sangue e seringas.

"Nós não vamos permitir que qualquer país venha a mandar lixo hospitalar para o nosso Brasil", disse o ministro. "A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] está cumprindo seu papel, que é detectar o problema, orientar as vigilâncias estaduais e reforçar a vigilância em portos e lugares de passagem desses lençóis".

A carga de 46 toneladas foi apreendida pela Receita Federal na semana passada. A Folha encontrou lençóis semelhantes aos importados irregularmente em uma loja de Santa Cruz do Capibaribe, a 205 km de Recife. Eles tinham o nome de hospitais americanos e eram vendidos por quilo.

Padilha afirmou que a Polícia Federal está investigando o caso e que o governo americano foi comunicado sobre o assunto pelo Itamaraty.

"Os responsáveis que possam ter comprado esses lençóis para reciclar, para fazer tecido, como foi feito, serão severamente punidos, porque isso é uma prática ilegal", disse.

Nenhum comentário: