Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Levantamento coordenado pela ONU mapeará florestas brasileiras

Os especialistas em florestas de várias partes do país, reunidos em Brasília, conheceram as técnicas para mapear a área verde dos estados. O Serviço Florestal Brasileiro recebeu R$ 16 milhões de um grupo internacional para desenvolver o trabalho que será coordenado pela ONU, Organização das Nações Unidas.

“Ao longo do tempo nós vamos perceber as mudanças. Então, haverá pontos onde havia floresta e nós descobriremos que elas não estarão mais lá. Assim como haverá pontos onde no passado não havia floresta e agora há floresta”, explica Joberto Freitas, diretor do serviço florestal.

Sessenta e dois por cento do território nacional é coberto por florestas, mas o governo não sabe quais as características dessa área verde. O último levantamento de dados foi feito na década de 80. Os técnicos vão coletar amostras de plantas, registrar espécies e identificar o desenvolvimento de cada região.

Santa Catarina se antecipou e fez o inventário com recursos próprios e parcerias. Os pesquisadores que participaram do trabalho estiveram em Brasília para dividir a experiência com os outros especialistas. “O estado de conservação das florestas que nós amostramos é muito preocupante. Em média, nós encontramos apenas 30 espécies arbóreas em cada remanescente florestal”, diz Alexander Vibrans, engenheiro florestal.

O Serviço Florestal Brasileiro fará o mapeamento em todo o território nacional de cinco em cinco anos.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: