Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Educação Ambiental envolveu 7.399 pessoas

Desde o início do ano passado até ao momento, a Direcção Regional do Ambiente (DRAmb) realizou 357 acções de educação ambiental, as quais envolveram um total de 7.399 pessoas.
De acordo com os dados facultados ao JORNAL da MADEIRA pela directora de Serviços de Educação e Informação Ambiental, da DRAmb, Eunice Pinto, o ano passado realizaram-se 117 acções de sensibilização, ao passo que este ano já ocorreram 240 acções nos vários concelhos.
As acções realizadas o ano passado contaram com 2.789 participantes, ao passo que este ano já envolveram 4.610 pessoas.

Estas iniciativas da Direcção Regional do Ambiente têm como palco diversas instituições, sendo as escolas aquelas com maior expressão. Em 2010, foram desenvolvidas acções em 21 escolas (com 2.561 participantes), em dois centros sociais, numa associação, numa casa do Povo e em três outros organismos. Já este ano, foram desenvolvidas acções em 28 escolas (com 3.663 participantes), em três municípios, em três Centros de Actividades Ocupacionais, numa Direcção Regional, na Agência Portuguesa para o Ambiente, na Associação Bandeira Azul para a Europa, na Marina do Funchal, na Feira Agro-pecuária e num órgão de comunicação social.

Segundo as informações que nos foram facultadas, o ano passado as acções foram subordinadas às temáticas dos “Resíduos”, “Água”, “Compostagem”, “Alterações Climáticas”, “Vamos Conhecer a Laurissilva do Til”, “Desenvolvimento para a Sustentabilidade”, “Energia”, “Transportes”, “Uma Aventura com o Tentilhão”, “Reutilização de Papel de Jornal”, “Biodiversidade”, “Motivação para o Programa Eco-Escolas” e “Jogo Rede Natura 2000”. Este ano, além de alguns temas idênticos aos de 2010, realizaram-se também acções sobre as temáticas “Os Recicladores da Natureza”, “Boas Práticas Ambientais na Natureza”, “Cogumelos”, “Um Dia na Lagoa do Lugar de Baixo”, “Poluição Sonora” e “Implementação do Programa Eco-Escolas”.

Número de escolas com bandeira verde tem vindo a crescer

O programa Eco-Escolas tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos na Região.
Enquanto que no ano lectivo 2000/2001 existiam três escolas inscritas e galardoadas com a Bandeira Verde, no presente ano lectivo (2010/2011) são 128 os estabelecimentos de ensino inscritos e 123 os galardoados.

Eunice Pinto, coordenadora regional do Programa Eco-Escolas, refere que a Direcção Regional do Ambiente, enquanto entidade coordenadora do programa, estabelece a ligação entre a Associação Bandeira Azul da Europa e as escolas/autarquias, presta esclarecimentos e apoio às mesmas, promove acções de sensibilização e educação ambiental dirigidas aos alunos, funcionários e professores, tendo em conta os temas propostos pelo programa. Realiza ainda visitas às escolas a partir dos 3.º ano de inscrição no programa, com o fim de verificar o andamento do mesmo e o cumprimento do plano de acção anual proposto pela escola.

Sessões em centros sociais e casas do povo

Além das acções de educação ambiental realizadas, a directora de Serviços de Educação e Informação Ambiental refere que foi promovido outro tipo de actividades em centros sociais e casas do povo.

O ano passado, foi desenvolvido em 16 centros sociais e na Câmara Municipal do Porto Santo (neste último local no âmbito do IV Encontro Regional de Eco-Escolas) o workshop sobre Reutilização de Materiais “Papel de Jornal”. Em cada local foram realizadas quatro sessões, perfazendo um total de oito horas. Em termos totais, ocorreram 65 sessões, com 130 horas e com 438 participantes.

Por outro lado, ocorreram em casas do povo sessões sobre os módulos “Hábitos Sociais em Prol do Ambiente” e “As Boas Práticas Ambientais e as Tecnologias da Informação”, inseridos no Curso de Boas Práticas Ambientais. Em 2010, as sessões ocorreram na Casa do Povo de Gaula e na da Ponta do Pargo, com um total de 56 participantes.

Já este ano, as sessões verificaram-se nas casas do povo da Calheta e de São Martinho, contando com um total de 43 participantes.

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=17&id=200446&sdata=2011-11-14

Nenhum comentário: