Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Manchas de óleo são registradas no litoral do PR

Cerca de dez dias após o vazamento de óleo na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, manchas de óleo foram encontradas por técnicos ambientais no litoral do Paraná, na última sexta-feira (18).

Segundo o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), as manchas são “relativamente pequenas” e ainda não é possível afirmar se elas estão relacionadas com o acidente no RJ.

Entre as hipóteses levantadas pelo instituto, está a de que o óleo tenha vazado de um navio, já que o porto de Paranaguá fica a poucos quilômetros do balneário.

O óleo foi observado num único balneário, em Pontal do Paraná, a 96 km de Curitiba. Eram pequenas manchas no mar e também na areia, em detritos trazidos com a maré. De acordo com o IAP, não foi registrada mortandade de animais.

Os técnicos tentaram fazer uma incursão em mar na sexta-feira para verificar a origem do material, mas não conseguiram devido à chuva.

Uma nova vistoria será feita nesta segunda-feira (21). O IAP afirma que as manchas não aumentaram durante o final de semana.

(Fonte: Estelita Hass Carazzai/ Folha.com)

Nenhum comentário: