Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prêmio Chico Mendes reconhece importância da atuação do Judiciário na questão ambiental

No Ano Internacional das Florestas promovido pela ONU, uma edição especial do Prêmio Chico Mendes homenageou o ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por sua decisão que cancelou registros irregulares de terras no estado do Pará e por outras medidas de combate à grilagem e à corrupção. A decisão relativa aos registros irregulares foi tomada quando ele integrava o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na condição de corregedor nacional de Justiça.

A entrega do prêmio ocorreu em cerimônia na Universidade de Brasília (UnB), na noite desta quarta-feira (23). Também homenageado com o Prêmio Chico Mendes, Daniel César Azeredo, procurador federal no Pará, destacou a importância das decisões do ministro Dipp para a regularização eproteção das terras públicas no estado. Segundo o procurador, isso contribuiu inclusive para a queda do desmatamento na região.

O Prêmio Chico Mendes foi criado em 2002 pelo Ministério do Meio Ambiente e homenageia pessoas e entidades que contribuíram para apreservação ambiental no país. O prêmio foi batizado em honra de Francisco Alves Mendes Filho, líder seringueiro e ambientalista, assassinado em dezembro de 1988 por sua luta pela preservação da Amazônia.

O ministro Dipp afirmou que recebia a premiação como uma homenagem a todo o Poder Judiciário brasileiro, que tem avançado nas suas decisões de proteção ambiental. O ministro também destacou a importância do CNJ, que proporcionou o cancelamento dos títulos de terras suspeitos.

“Mas tudo isso só foi possível pela vigilância e reclamações de entidades como o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Pará e a Ordem dos Advogados do Brasil, que tanto contribuíram para o combate aos crimes ambientais”, lembrou.

Ele também alertou que há ainda muito que fazer. Na sua visão, fatores como a grande grilagem, o desmatamento, o alto índice de assassinatos e o trabalho escravo levam à conclusão de que há uma organização criminosa que impede o desenvolvimento sustentável no Pará.

“A decisão que confirmou o cancelamento administrativo de mais de 5 mil títulos foi um trabalho difícil e pioneiro, só possível com o apoio de diversos órgãos estaduais e federais”, acrescentou.

O Prêmio Chico Mendes foi outorgado também a várias entidades, entre elas a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em razão da campanha da fraternidade de 2011, voltada para a questão ecológica; a Cooperativa Central do Cerrado e a Rede Ecovida de Agroecologia.

Estiveram presentes à cerimônia de entrega do prêmio os ministros do STJ Mauro Campbell, Humberto Martins e Herman Benjamim.

http://correiodobrasil.com.br

Nenhum comentário: