Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Vacina brasileira contra tuberculose tem genoma desvendado

DNA da vacina

A variante da vacina BCG utilizada no Brasil para imunização contratuberculose - a BCG Moreau RDJ - teve o seu código genético integralmente desvendado por especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Os dados obtidos são fundamentais para avanços futuros, como o aprimoramento da vacina e o desenvolvimento de novos imunizantes combinados.

O estudo, publicado na edição de outubro do periódico Journal of Bacteriologyfoi liderado pela pesquisadora Leila Mendonça Lima, realizou a descrição do DNA completo da cepa vacinal.

Esta é a terceira variante da BCG a ter seu genoma completamente sequenciado no mundo.

Base para novas pesquisas

A identificação de todas as sequências de nucleotídeos e genes que formam o DNA da cepa de Mycobacterium bovis atenuada, utilizada na fabricação da vacina brasileira contra a tuberculose, representa um passo fundamental na luta contra a doença no país.

"Foram necessários anos de trabalho minucioso e detalhado, quase artesanal, em que foi preciso estudar e descrever cada pequena e complexa região do genoma, além de comparar nossos resultados com a literatura, para predizer com exatidão os genes e as diferenças em relação a genomas de referência", descreve Leila.

"A partir de agora, temos uma grande quantidade de informação sobre a cepa vacinal brasileira, com um alto grau de detalhamento, que poderá ser utilizada para fortalecer e diversificar as linhas de pesquisa desenvolvidas no Brasil e no mundo sobre a doença", comemora.

Melhores vacinas contra a tuberculose

Os resultados obtidos no Instituto Oswaldo Cruz abrem caminho para o aprimoramento da própria vacina, a sua identificação clínica e microbiológica, e o desenvolvimento de novos imunizantes.

"Podemos usar estas informações para estudos que visem melhorar a imunoproteção, reduzir os possíveis efeitos colaterais e melhorar o controle de qualidade da vacina brasileira, por exemplo", enumera a pesquisadora.

"Também será possível pensar em vacinas recombinantes de DNA que imunizem contra tuberculose e outros agentes causadores de doenças, como protozoários, vírus e bactérias, promovendo alterações no DNA da BCG Moreau", conclui.

Informações da Fiocruz

Nenhum comentário: