Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Detergente jogado no rio Erechim/RS causa morte de peixes

A Polícia Civil de Getúlio Vargas instaurou inquérito para investigar a morte de peixes no rio Erechim, em Erebango, no norte do Estado. O Batalhão Ambiental de Erechim foi chamado por moradores de propriedades rurais no final de semana para verificar a mortandade de peixes e constatou que um detergente desengraxante foi jogado no local. Dezenas de peixes morreram.

O material, conforme os policiais ambientais, é o mesmo que teria sido jogado no Lajeado Henrique, em Erechim e Paulo Bento, e que já é foco de investigação policial e da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). O laudo da Fepam apontou que o produto é um detergente desengraxante, comumente utilizado na lavagem de tanques de agroindústrias, como frigoríficos, laticínios e abatedouros. Conforme a Fepam, o líquido deveria ser descartado em local próprio para o tratamento da água, mas vem sendo depositado em banhados e rios da região.

A água fica branca, espessa e com forte cheiro de sabão. Como o caso já está sendo investigado pela primeira delegacia de Polícia de Erechim, é possível que as delegacias investiguem em conjunto o crime ambiental.

(Fonte: Zero Hora/RS)

Nenhum comentário: