Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Descoberta nova molécula na luta contra as alergias

Alergia a ácaros

Cientistas da Universidade de Nottingham (Reino Unido) descobriram uma nova molécula que traz esperanças de novos tratamentos para pessoas alérgicas a ácaros.

A molécula, chamada DC-SIGN, parece amortecer a resposta alérgica do corpo aos ácaros.

Ela pode ser encontrada na superfície das células do sistema imunológico que desempenham um papel-chave no reconhecimento de um alérgeno essencial dos ácaros da poeira doméstica, chamado Der p 1, uma das principais causas da asma.

O que é alergia

A alergia é uma doença causada pelo sistema imunológico do corpo reagindo a substâncias inofensivas encontradas no ambiente, conhecido como alérgenos, ou alergênios.

Acreditando-se estar sob ataque, o sistema imunológico produz um anticorpo chamado IgE, que eventualmente leva à liberação de outros produtos químicos (incluindo a histamina) por determinadas células do próprio sistema imunológico.

Juntos, eles causam uma resposta inflamatória e os sintomas clássicos de alergia - coceira nos olhos, espirros, corrimento nasal e chiados no peito.

A molécula DC-SIGN é um receptor existente na superfície das células que primeiro entram em contato com os alérgenos.

Ácaros da poeira doméstica

O reconhecimento do alérgeno pelo sistema imunológico leva à sensibilização e ao desenvolvimento dos sintomas alérgicos.

A descoberta da nova molécula reforça nossa compreensão de como o sistema imunológico identifica e reage aos alérgenos, o que pode, em última análise, levar ao desenvolvimento de novas terapias ou tratamentos para a prevenção das alergias.

É uma boa notícia especialmente para os milhões de pessoas com asma, cuja condição é agravada por sua alergia aos ácaros e outros alérgenos ambientais.

As fezes dos ácaros da poeira doméstica contêm toda uma série de alérgenos que desencadeiam uma reação quando se espalham pelo ar e são inalados.

Alérgenos

Uma melhor compreensão de como a interação entre os alérgenos e o sistema imunológico desencadeia a alergia é vital se quisermos desenvolver tratamentos mais eficazes e eficientes para esta condição debilitante," diz o Dr. Amir Ghaem-Maghami, que fez a descoberta juntamente com seu colega Farouk Shakib.

A descoberta mostra que a DC-SIGN, pode desempenhar um papel benéfico na regulação da resposta imunológica aos alérgenos ambientais.

Agora os cientistas vão começar a testar sua utilização na eliminação dos sintomas das alergias.

http://www.diariodasaude.com.br

Nenhum comentário: