Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Gelo marítimo no outono do Ártico caiu 29,4% desde 1979, diz estudo

O nível do gelo marítimo durante o outono no mar Ártico caiu 29,4% desde 1979, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pela revista da Academia Americana de Ciências (PNAS). A queda pode ter contribuído para invernos com mais neve no Hemisfério Norte.

A equipe de cientistas, coordenada por Jiping Liu, examinou o intenso recuo do gelo marítimo durante o verão na região ártica e como essa camada era reconstruída lentamente após a chegada do outono. Eles buscavam entender como o movimento do gelo no local afetava as temperaturas em partes da Europa, Ásia e nos Estados Unidos.

Depois de analisarem a cobertura de gelo, a temperatura do ar, a umidade e o nível de pressão do mar no Ártico, os pesquisadores geraram um modelo de simulações válido para todos os anos entre 1979 e 2010.
Para os autores, as grandes perdas de gelo podem afetar a circulação de ar na atmosfera, tornando mais fracos os ventos que vêm do oeste para atingir o Oceano Atlântico Norte – a partir do Canadá até a Europa setentrional.

Essa mudança pode impedir a entrada de massas de ar frio vindas do Ártico em direção aos continentes do Norte. Outra influência pode estar no aumento do fluxo da umidade dos oceanos da parte norte do globo terrestre em direção à atmosfera.

A soma dessas condições teria como consequência o aumento na queda de neve na Europa e em alguns estados norte-americanos. Mas após a pesquisa, os cientistas esperam poder colaborar para as futuras previsões de neve e de mudança na temperatura em continentes do Norte.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: