Páginas

sábado, 17 de março de 2012

Relatora quer água como direito humano em declaração do Fórum

Catarina de Albuquerque mostrou “negativamente surpreendida” ao descobrir que conceito não consta da declaração ministerial do Fórum Mundial da Água, que começa nesta segunda-feira em Marselha, em França.

A relatora das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina Albuquerque, alertou a comunidade internacional para a necessidade de o recurso ser reconhecido como um direito humano. Em comunicado, a relatora mostrou-se “surpreendida de forma negativa” ao constatar que a água não faz parte da declaração ministerial do 6º Fórum Mundial da Água, que começa esta segunda-feira, na cidade de Marselha, França.

O evento vai reunir delegações de 140 governos, representantes da sociedade civil e da comunidade científica. O tema este ano é “Tempo de Soluções”. De acordo com Catarina Albuquerque, “os governos estão sendo inconsistentes com a decisão que tomaram, anteriormente, sobre o direito à água e ao saneamento básico, em trabalhos da Assembléia Geral”.

A relatora pediu aos governos, que participam do fórum, para realizar uma emenda no esboço da declaração. Para ela, ainda há tempo de fazer a mudança. A especialista disse ainda que os padrões acordados sobre os direitos internacionais à água e ao saneamento devem servir de base também para as negociações da Rio + 20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, marcada para junho, no Rio de Janeiro.

* Publicado originalmente no site da Rádio ONU e retirado da EcoAgência.

(EcoAgência)

Nenhum comentário: