Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sapatos ganharão selo verde

Conheça melhor o conceito do sapato sustentável - ideia que surgiu da equipe da pesquisadora e professora da USP, Tereza Cristina Carvalho.

Você já pensou sobre o destino final do sapato que está usando neste momento? "O brasileiro tem o hábito de doar os sapatos que não usa mais, mas ao fim do ciclo de vida, ele acaba indo para o aterro sanitário", conta a professora e pesquisadora da USP, Tereza Cristina Carvalho. Então, o acessório fica anos e anos em decomposição, fazendo ainda mais volume em um local que já está saturado.

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da USP desenvolveram um selo verde. E a ideia é que em futuro bem próximo ele estampe boa parte dos calçados. A presença dele garantirá que a produção do acessório gastou menos energia que a versão convencional; que os materiais que o compõem não são tóxicos; e que se decompõem mais rápido.

Os pesquisadores esperam que a criação do selo torne o sapato brasileiro competitivo no mercado internacional, especialmente na Europa, onde as pessoas já dão preferência ao consumo de produtos sustentáveis. "Também queremos que o Brasil, cada vez mais, assuma a liderança de práticas sustentáveis", diz Tereza.

Computadores verdes serviram de exemplo

A ideia de criar um selo para sapatos veio do exemplo ocorrido com computadores. A equipe de Tereza desenvolveu, em 2008, o selo verde para computadores. Ele identifica que a máquina é livre de substâncias tóxicas, como chumbo. Por isso, quando descartada, não contamina a natureza. E ainda é mais eficiente energeticamente, reduzindo o consumo de energia elétrica. "Hoje, as compras centralizadas de computadores da USP e de alguns órgãos do governo são prioritariamente voltadas para soluções verdes", acrescenta a pesquisadora.

O que é um sapato sustentável

O conceito de sapato sustentável é bem amplo. Por exemplo, há sapatos que são fabricados por processos ecologicamente corretos, chamados de Eco Shoes. Outros se decompõem mais rápido, virando adubo em até cinco anos - esses são os chamados biodegradáveis. O selo virá para padronizar os conceitos de sustentabilidade em calçados e será dado aos que unem várias propostas ao mesmo tempo.

Que sapatos poderão ganhar o selo?

O selo verde começará a ser concedido ao fim do primeiro semestre de 2012, aos sapatos que sigam aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais em sua etapa de produção. Veja só:

Econômico: durante a produção, os fabricantes deverão se atentar à economia de água e energia, assim como ao fim do desperdício de produtos.

Ambiental: para ganhar o selo, o sapato não poderá ter em sua composição o uso de substâncias tóxicas.

Social: empresas produtoras de sapatos deverão oferecer a seus funcionários boas condições de trabalho, com salários compatíveis com suas funções, segurança e, claro, não ter mão de obra infantil.

Cultural: a empresa também deverá influenciar positivamente as comunidades próximas, com ações e iniciativas à favor da comunidade e do meio ambiente.

Por enquanto, para que todos esses pilares sejam alcançados, os fabricantes terão um gasto de 20 a 25% maior do que indústrias que não seguem essas diretrizes. "Isso pela falta de demanda e inovações tecnológicas introduzidas nos processos produtivos", diz Tereza.

http://mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário: