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quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Água como condição de vida:: Reflexão Necessária.

De acordo com Bezerra (2009) a Educação Ambiental (EA) chama a atenção do mundo global, quando propõe o desenvolvimento de um cidadão com capacidade crítica e senso de responsabilidade, que saiba detectar e assumir os problemas coletivos que afligem a sua localidade, na perspectiva de buscar soluções e depois atingir os problemas sócio-ambientais mais gerais. Considerando que atualmente, um terço da população mundial se debate com a escassez de água e o uso do recurso cresce duas vezes mais do que a natureza pode se reconstituir (Freitas, 2002) indagamos qual é a percepção ambiental que os alunos envolvidos tem em relação ao rio Paraguai e a Água como condição de vida? E quais os principais problemas relacionados aos recursos hídricos, e como minimizar os impactos ambientais causados nos cursos d’água? Sabe-se que no Brasil, o desperdício de água é uma constante, apesar de termos relativa disponibilidade de recursos hídricos, não há consciência ecológica de economia e manejo dos cursos d’água. Diante desse contexto, que ações devem ser implementadas para extinguir a cultura do desperdício? Nesse trabalho foi dado evidencia a questão do uso e do abastecimento de água em Cáceres, uma vez que a poluição hídrica vem se agravando, decorrente da ocupação humana, do uso inadequado do solo, erosão, desmatamento, pesca predatória, poluição, etc. Diante disso, trabalhar a importância dos recursos hídricos, tendo como objeto de estudo o rio Paraguai em Cáceres focalizando a Água como condição de vida se constitui como possibilidade de dar evidência a necessidade de conservação e preservação sustentável dessa fonte mineral(rio Paraguai) possibilitando a compreensão e conscientização dos alunos por meio da (EA). Nesta escrita objetivamos a socialização de um trabalho de iniciação científica desenvolvido com os educandos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) "Prof. Milton Marques Curvo" de Cáceres-MT. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se constitui como uma modalidade de ensino que tem funções reparadora, equalizadora e qualificadora. Portanto, é uma modalidade que se insere num movimento amplo de renovação pedagógica e a iniciação científica proporciona a realização desse princípio, visto que propicia aos educandos o papel de sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento. Os alunos foram estimulados a realizar as atividades de iniciação científica para depois expô-lo ao público (comunidade escolar, e eventos afins) possibilitando a estes uma experiência concreta com a produção de conhecimentos, sem ficarem restritos a sala de aula. Assim, por meio de uma prática metodológica diferenciada, explorando a cientificidade, trabalhamos a importância dos recursos hídricos, cujo objeto de estudo foi o rio Paraguai em Cáceres com foco para Água como condição de vida. Nesse sentido, foi dada evidência a necessidade de conservação e preservação sustentável dessa fonte mineral, possibilitando a compreensão e conscientização dos alunos por meio da Educação Ambiental (EA). De acordo com Bezerra (2009) a Educação Ambiental chama a atenção do mundo global, quando propõe o desenvolvimento de um cidadão com capacidade crítica e senso de responsabilidade, que saiba detectar e assumir os problemas coletivos que afligem a sua localidade, na perspectiva de buscar soluções e depois atingir os problemas sócio-ambientais mais gerais. Conforme Amorim (2005) os programas de Educação Ambiental devem ser elaborados, respeitando-se "(...) posturas, idéias e práticas que referendam as relações bastante fortes entre as ações educativas, condições sociais específicas e transformação da realidade (vida, sujeitos, sociedade, ideologias etc.)". Nesse sentido nos respaldamos para desenvolver o projeto, visto que a educação ambiental deve ser tomada como uma ação educativa permanente, devendo ser enfocado as diferentes relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza. Assim cunhado aos nossos objetivos, desenvolvemos várias atividades de observação, análise, reflexão, descrição e confecção, tais como: levantamentos bibliográficos referente aos recursos hídricos e ao rio Paraguai; palestra com acadêmicos de Biologia; visita técnica ao Serviço de Água e Esgotos de Cáceres/SAEC; visita a Colônia Z2 de Pescadores de Cáceres; aula campo às margens do rio Paraguai no perímetro urbano, na ocasião foram realizadas coletas de resíduos sólidos para atividade de reciclagem em sala de aula e finalizando as atividades com a confecção de maquete do rio Paraguai e cartazes informativos para a exposição e socialização com a comunidade escolar. http://www.administradores.com.br

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